Acupuntura e seus benefícios

Acupuntura é um ramo terapêutico da milenar Medicina Tradicional Chinesa. Seus benefícios vem sendo cada vez mais reconhecidos. Por exemplo, desde 1970 vem sendo realizados estudos científicos para comprovar a eficácia da acupuntura. A própria Organização Mundial de Saúde em 1979 publicou uma lista com 41 doenças que tinham excelente resultados com o uso da terapia de acupuntura. Após 25 anos de pesquisas, a OMS publicou o Acupuncture: Review and analysis of reports on controlled clinical trials, documento oficial no qual mostra o resultado benéfico, com percentagem, sobre o uso da acupuntura e suas modalidades em comparação com o tratamento convencional, para 147 doenças, sintomas e condições de saúde. Segundo o documento, para as dores lombares, a terapêutica com acupuntura obtinha eficácia em 72% dos casos (superior à medicação convencional).

Outro dado importante é o National Institutes of Health, nos Estados Unidos, também referendar indicações da acupuntura como abordagem terapêutica em várias doenças e agravos à saúde.

Esses benefícios se devem a uma visão peculiar que a acupuntura tem sobre a saúde e a doença: o equilíbrio energético.

A acupuntura parte de um pressuposto vitalista. Ou seja, a saúde é mantida por meio de uma energia que alimenta, vitaliza e faz funcionar adequadamente nosso corpo. Essa energia vital é chamada de Qi, pelos chineses.

Quando estamos submetidos ao estresse, temos uma má alimentação, sofremos traumas físicos, herdamos certas características genéticas, entre outras, essa energia pode ter suas funções diminuídas ou afetadas, o equilíbrio geral é afetado, e com isso começam a aparecer os sintomas que mais tarde podem se manifestar em problemas físicos ou emocionais.

Quando vamos a uma sessão de acupuntura, então, nos colocamos na posição de termos um profissional que, por meio da inserção de finíssimas agulhas em certos pontos do nosso corpo, irá gerar uma mobilização em nossa energia com finalidade terapêutica de nos ajudar a recuperar e manter nossa saúde. Por isso, é tão comum as pessoas relaxarem muito após um atendimento de acupuntura.

Sendo assim dores crônicas ou agudas, ansiedade, estresse, insônia, por exemplo, podem encontrar na acupuntura uma forma alternativa de tratamento, evitando o uso exagerado de medicação, impactando num aumento do bem-estar e qualidade de vida da pessoa.

Por: Dr. Ado Giuliano

0 comentário